“Onde há fumaça: arte e emergência climática”, é o nome da exposição inaugurada no dia 5 de novembro de 2024 no Museu do Ipiranga.
O projeto Hãmhi Terra Viva participa da exposição com a instalação de placas produzidas pelos integrantes do Curso Introdutório de Prevenção contra Incêndios nas TIs Maxakali, realizado em agosto de 2023, na TI Maxakali (Santa Helena de Minas e Bertópolis, MG).. No âmbito deste curso, foi realizada uma oficina de arte produzida e coordenada por Paula Gobetti (UFES) e Vanessa Tomaz (UFMG), onde as e os participantes produziram placas educativas sobre o uso do fogo.
Participam da exposição as placas concebidas e pintadas por Basílio Maxakali, José Pião Maxakali, Julio Maxakali, Luizinho Maxakali, Manoel Kelé Maxakali, Marcos Maxakali, Maria Suzana Maxakali, Renato Maxakali e Tuilá Maxakali.
Com curadoria do coletivo Micropolis, composto pelos arquitetos Felipe Carnevalli, Marcela Rosenburg e Vitor Lagoeiro, a exposição reúne obras do acervo histórico do Museu do Ipiranga ao lado de trabalhos de artistas contemporâneos e questiona a ideia de progresso ainda vigente em tempos de emergência climática.