O trabalho realizado durante as oficinas de etnomapeamento de gestão territorial e ambiental - a primeira etapa de trabalho do projeto Hãmhi - foi selecionado para a exposição “Cartografia Indígena- Descolonizando mente e espaço”.
Com curadoria do geógrafo e indigenista brasileiro Renato Antonio Gavazzi, que foi também coordenador desta oficina, a exposição dura de 14 de novembro de 2024 a 18 de julho de 2025 na Casa Amèrica Catalunya.
A mostra reúne 45 mapas originais, apostilas e registros audiovisuais de povos indígenas brasileiros, que conseguiram se apropriar da cartografia, uma ferramenta colonial, para proteger e reforçar o controle sobre seu próprio território.
Dentro da exposição, o projeto Hãmhi marca presença com dois vídeos: “Os mapas são muito importantes para nós” (https://www.youtube.com/watch?v=JHMS2vTdSwk) e “Para os bichos voltarem felizes cantando” (https://www.youtube.com/watch?v=0ZAK4CL3d44&t=23s).
Quem não puder visitar a exposição em Barcelona, pode assistir aos vídeos no nosso canal do YouTube.
A exposição contou com o apoio do Conselho Provincial de Barcelona. Colaboradores: Comissão Pró-Indígena do Acre, Instituto Opaoká e Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona.