top of page
IMG_3635.JPG

MÓDULO ITINERANTE DO II CURSO DE AGROFLORESTA
16 a 19 de julho de 2024

Neste segundo ano do projeto Hãmhi|Terra Viva os agentes agroflorestais e as viveiristas iniciam a construção de suas pesquisas, orientadas pelos sistemas de conhecimentos Tikmũ’ũn.

Para os Tikmũ’ũn, um dos caminhos da pesquisa é perguntar para a Terra, um movimento coletivo entre múltiplos seres, saberes e fazeres que se encontram e renovam relações de cuidado para o retorno da floresta com seus diversos seres.

conduzido pelas professoras Vanessa Tomaz e Paula Gobetti na TI Maxakali, esta formação por meio da pesquisa no Hãmhi se apresenta como um importante caminho para aliar os conhecimentos tradicionais Tikumũ’ũn aos princípios da agroecologia na recuperação ambiental e reconquista da soberania alimentar.

Na Terra Indígena Maxakali, os agentes agroflorestais e as viveiristas estão fazendo pesquisas em uma diversidade de temas: tipos de plantas dos quintais, processos de plantio, recuperação das áreas de reflorestamento e a retomada de práticas ancestrais que se tornam possíveis com a volta da floresta.

Durante este curso, o agente agrofloresta, Roberto Maxakali, realizou, em quadrinhos, uma explicação sobre os passos do trabalho de plantio de seu quintal:

A linguagem pictográfica é uma ferramenta da escrita de vários povos originários, que os jovens Tikmũ’ũn dominam com maestria, transformando esses momentos de trocas de saberes em verdadeira contemplação estética . 

bottom of page