CURSO DE PRODUÇÃO DE ÁGUA E CONSERVAÇÃO DE SOLO
21 a 23 de agosto e 24 a 26 de setembro na TI Maxakali
Os Tikmũ’ũn vivem numa região do leste de Minas Gerais conhecida como o berço das águas que alimentam os principais rios da região. Tanto é assim, que uma de suas principais aldeias é conhecida como Konãg Mai, “Água Boa”. Porém, séculos de desmatamento e atividade pastoril transformaram esta paisagem numa área seca e extremamente quente.
Por isso, com o apoio dos nossos parceiros do Instituto Estadual de Floresta (IEF), os agentes agroflorestais e viveiristas Tikmũ’ũn, bem como professores estudantes do FIEI, receberam em agosto e setembro de 2024 o curso de formação “Produção de água e conservação do solo”, um primeiro passo visando ao fortalecimento das águas de seus territórios. O Curso foi ministrado pelo geógrafo ambiental do IEF, Leonardo Machado Natalino.
Foram tratados temas como Práticas edáficas de conservação de solo (controle de queimadas, calagem, adubação - orgânica e verde - , aumento da produção vegetal, adequação da cultura ao tipo de solo); Práticas mecânicas (curva de nível, barraginha); Práticas vegetativas: plantio de árvores e Conservação e restauração de nascentes.
Os Tikmũ’ũn que participaram da formação discutiram sobre o assoreamento dos cursos de água no território, os problemas vindos com a erosão, e fizeram experiências interessantes com a construção de curva de nível e barraginhas, que já foram empregadas em seus plantios.